segunda-feira, 26 de novembro de 2007

IGREJA PRIMITIVA, TEMPLOS


Jesus Cristo nos deixou sua palavra, formou discipulos, ou seja, as pessoas que o seguiam. Depois inventaram uma religião chamada cristianismo, da qual eu não pertenço. Quem faz a vontade de Jesus é seu discípulo. No inicio da igreja primitiva começaram a chamar de "cristãos" as pessoas que seguiam o evangelho (boas novas) de Jesus de Nazaré (pois Jesus naquela época tambem tinham vários, Jesus era um nome comum como João e José para nós). E com os apostolos iniciou-se a igreja de Cristo. A igreja que como o seu significado da palavra do grego, ikklesia (chamados para fora), foram chamados para fora do templo. Templo ? Falando em templo ... só pra te lembrar ... oque Deus disse um dia a respeito deles ? Só pra refrescar sua memória leia em

ATOS cap. 7: 48
mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta

ATOS cap. 17: 24
O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens
Será que a bíblia é clara, ou não ?
Ainda falando sobre templo

I Corintios 3:16
Não sabeis vós que o Templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
Somos ou não templo do Espírito, ou você axa mesmo que Deus habita em construções ?
Assim sendo, igreja não é templo, igreja são as pessoas. Deus não habita nos templos que os homens constroem, mas ele habita dentro dos verdadeiros adoradores que Ele PROCURA. Quem são esses adoradores ?
João capitulo 4
20 Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que em Jerusalém é o lugar onde se deve adorar.

23 Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Até hoje ainda dizem: Esse ou aquele lugar é o lugar em que Deus habita, ou é o lugar onde devemos ir para adorar a Deus. MENTIRA !!!
Não é no monte, nem em Jerusalem, nem em São Paulo, nem no templo, nem em lugar algum que o homem possa indicar.
A igreja de Cristo são as pessoas que vivem O SEU EVANGELHO PURO E SEM DISTORÇÕES, e o adoram em qualquer lugar !!! Isso mesmo, ai onde você está agora, nesse instante. Esses são os adoradores a quem Jesus procura.
Quanto aos templos construidos por homens, esquece ... JESUS NÃO MANDOU CONSTRUIR TEMPLO NENHUM !!!
O TEMPLO É PAGÃO !!!
Quem implantou essa praga e insulto à Deus foi Cosntantino, imperador romano que fundou a Igreja Católica Romana, misturando todos os cultos pagãos, e os templos pagãos que existiam na época passaram a ter um nome: Igreja Catolica Apostolica Romana, usado por quem ... quem ??? Satanás, seu mentor.
Lutero fez uma reforma ... mas o templo continuou, pouco mudou. "Igrejas" protestantes tradicionais ainda trazem os mesmos modelos arquitetônicos da mãe Católica, como igrejas presbiterianas, anglicanas, metodistas e luteranas, e tambem em sua liturgia praticas como batismo por asperssão ... por ai vai.
Enfim, ao longo de toda história, a igreja no seu aspecto primitivo começou a ser contaminada, culminando nos dias atuais nume verdadeira confusão, com um sistema contrario a palavra e à vontade de Deus. Qual é então a vontade de Deus ? A vontade de Deus está revelada na Bíblia, sua palavra deixada à nós na forma impressa.
Falar de igreja torna-se um assunto complexo, por a maioria das pessoas tem por conceito que ela é uma construção física e que pode estar localizada numa rua, numa esquina, com endereço para correspondência, sendo esse conceito totalmente errado e contrário à revelação divina. Embora muitos homens de Deus sejam radicalmente a favor desse conceito, NÃO POSSUEM BASE BÍBLICA ALGUMA para fundamentar esse conceito nos seus ensinamentos relacionados à ela. Na verdade, são vítimas de Satanás, que cegaram seu entendimento para não enxergarem a verdade.
"EU VOU À IGREJA". Um termo muito utilizado pela maioria das pessoas, mas será que a igreja é uma contrução por onde se entra ?
Quão glorioso será o dia em que todos os filhos de Deus perceberem que não necessitarão mais de esperar alguem dizer-lhes: cantem ! falem ! orem ! Que é a igreja viva e não morta ou fria como uma construção física
Quer saber mais sobre o significado de "igreja" acesse :

Ainda leia:
Atos 2: 40 aos 47 – características da igreja – se reuniam nas casas e utilizavam também o alpendre ou pórtico de Salomão para abordar as pessoas já que o lugar era um pátio na entrada do templo e todos deveriam passar por ali. Era um lugar que ficava ao lado direito do átrio, uma relíquia do primitivo templo de Salomão, destruído e reconstruído sob suas ruínas, com sua obra concluída 62 anos ates de Cristo. Era nesse mesmo alpendre de Salomão que os cambistas tinham suas mesas e os comerciantes vendiam o gado destinado aos sacrifícios veja em
João 2: 13 aos 16 > quando Jesus acaba com o comércio de animais para sacrifico, trocando moedas romanas por judaicas.

João 10: 23
23 Andava Jesus passeando no templo, no pórtico de Salomão.
O mesmo lugar que Jesus foi surpreendido por alguns judeus para interrogá-lo.
Não era dentro do templo o pórtico de Salomão, um pátio na entrada do templo, lugar este onde os novos cristãos se reuniam para falar de Jesus aos judeus.
Há ainda quem justifica o templo afirmando que a igreja primitiva se reunia no templo para prestarem ali culto à Deus. Que tamanha ignorância ! O templo era dos judeus, não dos cristãos ! A igreja primitiva nunca teve templo próprio, pois Jesus não mandou que construisse nenhum templo, ao contrário, foi totalmente contra ele. O evangelho de Jesus não se faz acontecer por meio de rituais e cerimônias religiosas. Os novos cristãos como disse, quando iam ao templo, se não ficavam no pórtico, nas poucas vezes que adentraram dentro do templo foi para falar lá dentro das verdades, não com liberdade, não que os judeus cederam esse espaço à eles, mas quando pegos fazendo isso foram presos !

Atos 3: 11

11 Apegando-se o homem a Pedro e João, todo o povo correu atônito para junto deles, ao pórtico chamado de Salomão.
Quando Pedro e João vão falar no templo, e depois de curar o coxo vão para o lugar q se reuniram o pórtico de Salomão onde o povo os segue para lá depois de reconhecer o coxo curado.

Atos 3: 1 aos 8 a cura do coxo

1 Pedro e João subiam ao templo à hora da oração, a nona.
2 E, era carregado um homem, coxo de nascença, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmolas aos que entravam.
3 Ora, vendo ele a Pedro e João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola.
4 E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós.
5 E ele os olhava atentamente, esperando receber deles alguma coisa.
6 Disse-lhe Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho, isso te dou; em nome de Jesus Cristo, o nazareno, anda.
7 Nisso, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente os seus pés e artelhos se firmaram
8 e, dando ele um salto, pôs-se em pé. Começou a andar e entrou com eles no templo, andando, saltando e louvando a Deus.
Pedro vai ao templo para fazer seu discurso. Logo na entrada encontra-se com um coxo na porta do templo, que estava ali a muitos anos, todos conhecia o coxo, mas prata nem ouro ofereceu a ele como recompensa, mas a cura. Assim chamou a atenção do povo que os seguiu e admiravam-se dos dois como que se eles o tivesse curado, como que se fossem eles que tivessem feito o milagre, homens-deuses, milagreiros ...
Atos 3: 12

12 Pedro, vendo isto, disse ao povo: Varões israelitas, por que vos admirais deste homem? Ou, por que fitais os olhos em nós, como se por nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar?
Como se fazem com os pregadores, pastores, bispos, onde se auto-intitulam: o GRANDE homem de Deus, o ungido de Deus, como vi essa semana no programa do Miss. RR Soares se referindo a algum outro pastor que ele enviara à cidade de São Carlos: “o homem escolhido e enviado pelo missionário RR Soares para vir à sua cidade pregar”, como que se foi o Missionario que enviou, parece até que foi o próprio Deus que assim fez, e por ai vai, reunindo multidões em concentrações no objetivo de estar perto do pregador famoso, milagreiro... Quando Jesus disse que os sinais seguiriam os que crerem, não a homens, mas sim pela fé dos que lêem sua palavra, mas ao contrario do que hoje eles fazem aceitando toda a gloria para si, veja o que Pedro e João disseram.

Atos 3: 11 aos 21 (o discurso)

21 os tempos de restauração de tudo – tudo seria restaurado, eles não estavam ali no templo porque era o lugar de adorar a Deus, mas para pregar o evangelho aos judeus para se arrependerem.

Atos 4: 1 aos 3 – 7 aos 9 – 16 aos 20. Depois do discurso Pedro e João são presos acusados de curar o enfermo e dizem para eles não falarem mais de Jesus.

Atos 4:34 e 35

34 Pois não havia entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que vendiam e o depositavam aos pés dos apóstolos.
35 E se repartia a qualquer um que tivesse necessidade.
A prosperidade da igreja era repartirem o que tem e viverem uma vida em comum. As pessoas eram atraídas pelo evangelho salvador de Jesus Cristo e pela remissão dos seus pecados pelo seu sacrifício na cruz, não por promessas vêem vida financeira próspera, psicológica, curas nem vida familiar satisfeita, ausência de problemas físicos e materiais. E se algum irmão tivesse necessidade, entre eles eram repartidos. Hoje as denominações são classificadas por classe social e intelectual. Pode-se notar isso visivelmente denominações onde as pessoas são muito pobres geralmente nos bairros, e ali os sermões geralmente são sob o foco de cura divina (a maioria pessoas que trabalham ou trabalharam na vida em serviços pesados, causando-lhes sérios problemas de saúde, não tem plano de saúde, busca acaba sendo a única, a cura de tantas doenças por um milagre!) E em outras, geralmente nos grandes centros urbanos, ou grandes avenidas, com templos esplendidos, cobertos de baliza arquitetônica e em seu interior com toda a sofisticação e tecnologia do som, ao ar condicionado, cadeiras ... (Tudo bem confortável para acolher pessoas mais exigentes, que lhes darão um bom retorno também) Mas quanto ao dividir o com o irmão? Alguém já ouviu essa pregação? Claro que não! Não seria interessante, muito mais interessante é a teologia da prosperidade, a barganha com Deus onde quanto mais você dá você recebe em troca. Assim tanto o rico quanto o pobre dá mais e mais dinheiro, é ou não é pessoal?

Atos 5: 12 aos 14
12 E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos de comum acordo no pórtico de Salomão.
13 Dos outros, porém, nenhum ousava ajuntar-se a eles; mas o povo os tinha em grande estima;
14 e cada vez mais se agregavam crentes ao Senhor em grande número tanto de homens como de mulheres;
Novamente os apóstolos e todos os convertidos e os que queriam ouvir o evangelho de Jesus reunidos no local de sempre: O alpendre de Salomão, mas muitos tinham medo de estar ali juntamente com eles por medo de serem presos e castigados pelo Sumo-sacerdote, mas mesmo assim tinham por eles grande consideração, pois sabiam que sua palavra era verdade.

Atos 5: 17 aos 42 (leia, o sumo sacerdote manda prende-los, sendo soltos foram bem cedo dentro do templo para ensinar e falar de Jesus). Os apóstolos não iam ao templo para prestar culto a Deus ou porque consideravam o templo o lugar apropriado para assim fazer, mas iam até lá para falar do Evangelho de Jesus aos que não os conheciam, e denunciar tudo de errado que os escribas e doutores da lei estavam fazendo de forma errônea contrária à vontade de Deus, e se reuniam nas casas para ali sim darem culto, participarem juntos com liberdade da palavra de Deus e darem louvores a Ele.

Atos 8: 3 – a igreja não era uma instituição, mas constituída de pessoas espalhada por toda parte, e as reuniões eram nas casas. Saulo, ainda Paulo o mesmo que viu e consentiu na morte de Estevão Atos 3:1 era um grande perseguidor da igreja de Cristo, o mesmo Paulo que depois pregou o evangelho por todo o mundo.

I Coríntios 3: 10 aos 17.

10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei eu como sábio construtor, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
11 Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
12 E, se algpalhauém sobre este fundamento levanta um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno,
13 a obra de cada um se manifestará; pois aquele dia a demonstrará, porque será revelada no fogo, e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14 Se permanecer a obra que alguém sobre ele edificou, esse receberá galardão.
15 Se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele prejuízo; mas o tal será salvo todavia como que pelo fogo.
16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
17 Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós.
O fundamento da igreja é Jesus Cristo, e sua igreja é edificada sobre ele. O templo do espírito são as pessoas, e Deus habita em nós. Mas adverte que alguns ainda edificariam edifícios de ouro, prata, tijolos... e dariam a esse lugar o nome de templo, porém esse não é o templo em que Deus habita e muito menos mandou que os construissem. Que as obras de quem construir tais edifícios serão por fogo descoberta, e que ainda pela misericórdia de Deus, se alguma obra permanecer ainda terá direito ao seu galardão. Coisa muito difícil a cada dia que passa.

Atos 9: 1 aos 8 / 17 aos 21 / 29 aos 31 - conversão de Paulo

Atos 15: 1 aos 11 – Dentre os novos convertidos tinham alguns da seita dos fariseus, que não tinham de desvinculada totalmente de suas antigas crenças religiosas onde tinham como base viverem de aparência e impor sobre as pessoas fardos que nem eles próprios conseguiam carregar. Nesse caso discutiam que os gentios convertidos, ou seja, aqueles convertidos que não eram judeus, já que eram os primeiros, tinham também que circuncidar-se. Eles estavam já vivendo na graça, mas ainda traziam consigo resquícios da lei. Pedro em seu discurso deixa bem claro que eles estavam agora vivendo no período da graça, e que esses rituais religiosos da época da lei já não tinham em Jesus nenhum préstimo. Hoje não é diferente, querem viver na graça mais não abandonam a lei, tanto as leis do velho testamento que lhes convém, quanto suas próprias leis a fim de fazer com que o povo viva da maneira que eles querem que vivam e sejam assim manipulados, fechando a porta dos céus para as pessoas, não entrando por elas e não deixando as pessoas entrarem.

Atos 17: 23 ao 25
23 Porque, passando eu e observando os objetos do vosso culto, encontrei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais sem o conhecer, é o que vos anuncio.
24 O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
25 nem tampouco é servido por mãos humanas, como se necessitasse de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;
Paulo aqui na cidade de Atenas, a capital intelectual do mundo antigo, de onde saíram todos os grandes filósofos. Os atenienses além de serem um povo um nível de intelectualidade superior à da maioria do mundo antigo, como povo grego que também era, eram cheios de toda superstição na sua religião. Tinham um deus pra cada área das suas vidas, na busca de resolver de forma individual para com cada situação da sua vida com um deus específico, na mesma busca de terem seus problemas pessoais resolvidos e assim poderem viver de forma tranqüila. Você pode observar os deuses gregos, cada um tinha um papel diferente, mas todos juntos tinham o objetivo de resolver todas as aflições dos homens, e tinham também muitos templos, quem nunca ouviu ou viu fotos das ruinas dos templos gregos ? Cada deus tinha seu templo para ser adorado, alias templo é coisa antiga. Foi como que uma inveja nas religiões pagãs que um dia o homem decidiu contruir o primeiro templo a Deus, não foi ele quem pediu nada disso.

Essas são mesmas características das "igrejas" evangélicas, porém ajuntaram todos os deuses gregos em um único deus, o deus do momento, o deus do dia, o deus da situação, da saúde, da prosperidade, da tranquilidade, do sexo, e com um novo evangelho que não é o mesmo evangelho da bíblia anunciam a resolução de todos os problemas do homem. Não é de hoje que o ser humano vive nessa busca de ter uma vida longe dos problemas e aflições, é uma busca natural do homem, mas Jesus nos advertiu que no mundo teríamos aflições, mas que venceríamos assim como Ele venceu.

Paulo foi pregar en tão o evangelho de Cristo aos atenienses, povo cheio de deuses, templos, rituais e cerimônias, além de um povo muito culto contando com as grandes escolas de filosofia, e no areópago, que era o lugar onde estavam os alteres de todos os seus deuses ele encontrou um com a inscrição de DEUS DESCONHECIDO, e ele muito esperto, pensou: aqui que vou usar de ponte para alcançá-los, dentro da própria crença deles. E então expôs o Verdadeiro Deus às pessoas, um povo com uma crença em vários deuses com construções de vários templos a esses deuses.
Queridos, Deus não precisa que você faça sacrifícios para ele, e muito menos habita em templos. Que algo fique bem claro: Jesus não mandou ninguém construir templo nenhum, quem quizer tentar provar o contrário estará pregando outro evangelho, não o da biblia pois ela é bem clara quanto a esse assunto.
Tudo isso não passa de tradição, costume passado entre gerações desde a fundação do catolicismo romano até os dias atuais, esse insulto e heresia contra Deus e sua palavra.
Dói em você ouvir falar mal do templo ? O que seria de você sem ele ? O que seria do evangelho sem ele ? Não posso responder quanto à você, mas o evangelho continuaria sendo evangelho.
Quando Ele morreu o véu do templo se rasgou de alto a baixo, e agora não é só o sacerdote que tem acesso a Deus, mas todos temos acesso direto a Deus. Todas as vezes que Jesus entrou no templo foi para ensinar, e todas as vezes que os apóstolos da igreja primitiva entrou no templo foi para ensinar sobre Jesus, e para bater de frente com toda a religiosidade humana. Não faz o menor sentido imaginar que a igreja primitiva ia ao templo para lá utilizar o lugar para realizarem seus cultos, porque tudo o que eles criam e viviam era totalmente o oposto que os judeus viviam em sua época. Todas as partes já citadas no livro de Atos onde se refere que eles estavam no templo (a não ser quando um dos apóstolos entrava lá dentro mesmo para ensinar sobre Jesus, e acabavam presos), todas as vezes que eles se reuniam era na parte de fora do templo no pórtico de Salomão como já disse.

Quer saber por que hoje existem templos? Só você pegar um livro de história e procurar saber a história de Constantino, um imperador romano que mais de 300 anos depois de Cristo, mais de 300 anos que o evangelho já estava sendo pregado na terra e sua igreja crescia santa e pura. Ele resolver então “institucionalizar” o negócio. Com o instinto romano de domínio ele não poderia deixar passar despercebida a oportunidade de tomar para si a religião que se alastrava por toda parte da terra. A religião dos que diziam seguir o evangelho de Jesus, os cristãos. Então fundou a Igreja Católica Apostólica Romana com um ajuntamento de homens de dinheiro e poder em Roma, fazendo um grande concílio onde depois vieram outros, para definir os parâmetros dessa igreja. Criaram doutrinas, preceitos, dogmas. Contratou os melhores pintores da Itália para fazer desenhos em quadros retratando passagens sacras, e um Jesus com cara de Europeu com cara de coitadinho que pra mim foi uma as mais ridículas coisas que já se fizeram nesse mundo.

Enfim, não estou aqui para falar muito de história. Mas resumidamente por volta de 1500 teve a reforma protestante com Martinho Lutero, apesar de que antes houve outros que defenderam a verdade do evangelho até com mais veemência que Lutero, porém não apareceu tanto quanto ele. Também existem relatos de alguns povos como os valdenses e algumas regiões da Alemanha e França comunidades que conseguiram uma versão da bíblia e a traduziram na sua língua materna, o que era proibido pela igreja católica, só tinha a bíblia em línguas eruditas para que as pessoas não entendessem. E dessa reforma protestante começaram as igrejas protestantes que nesses mais de 500 anos foram evoluindo em uma evolução que tomou caminhos totalmente contrários às verdades da Bíblia e hoje se tornando tão podre quanto e cometendo os mesmos erros que a Católica cometia como a cobrança de indulgências que eram taxas para se alcançarem a salvação, apenas com uma roupagem diferente.
Mas ainda sobre o templo. Alem dos pintores que eles contrataram, também contrataram arquitetos para desenvolverem seus templos. Estabeleceram como seriam os cultos onde o padre fala fala fala e o povo ouve ouve ouve, e enfia goela à baixo toda sorte de mentira e heresia.

À esse templo deram o nome de igreja, palavra derivada do grego ikklesia, que na antiga Grécia significava "chamados pra fora". Nos primórdios da igreja cristã se utilizava essa palavra para designar também uma reunião de cristãos em qualquer lugar que fosse, mas que nada tinha a ver com o templo. Enfim, a palavra igreja não é encontrada em lugar algum no velho testamento, e no novo nada tem a ver com templo. Igreja no novo testamento significa o conjunto das pessoas que seguem a Jesus, tornando-se assim a igreja invisível, espalhada por todo o mundo.
Templo também no novo testamento já deixa de ser o templo de cimento e tijolos, passando a ser o nosso interior, já que o Espírito de Deus deixou de habitar no templo quando se rasgou o véu, agora nós somos o templo do espírito.
As igrejas hoje, ex-protestantes, porém ainda exercem grande influência instituição pagã fundada pelo imperador Constantino, com todas suas mentiras e falsidades contra Cristo e sua verdadeira igreja.


Atos 7: 47 aos 50 - leia

Atos 20: 20 aos 24 – 29 aos 33 - Paulo fala sobre a graça de Deus e sobre os ministérios que o Espírito Santo tinha dado aos irmãos a fim de apascentar a igreja de Deus, mas que viriam os que falariam palavras falsas para atraírem os discípulos para eles, ou seja, a divisão aconteceria através de homens criando um novo evangelho segundo seus próprios moldes, não aquele genuíno evangelho de Cristo.

Veja o que fizeram os religiosos quando Paulo depois de um bom tempo já estar pregando o evangelho da graça e decide então ir até ao templo para falar de Jesus àquelas pessoas:

Atos 21: 27 31
27 Mas quando os sete dias estavam quase a terminar, os judeus da Ásia, tendo-o visto no templo, alvoroçaram todo o povo e agarraram-no,
28 clamando: Varões israelitas, acudi; este é o homem que por toda parte ensina a todos contra o povo, contra a lei, e contra este lugar; e ainda, além disso, introduziu gregos no templo, e tem profanado este santo lugar.
29 Porque tinham visto com ele na cidade a Trófimo de Éfeso, e pensavam que Paulo o introduzira no templo.
30 Alvoroçou-se toda a cidade, e houve ajuntamento do povo; e agarrando a Paulo, arrastaram-no para fora do templo, e logo as portas se fecharam.
31 E, procurando eles matá-lo, chegou ao comandante da coorte o aviso de que Jerusalém estava toda em confusão.

6 comentários:

Anônimo disse...

Isso é desculpa para não dar o Dízimo do Senhor.., e a estes a Bíblia chama-os de Ladrão, e diz ainda que Ladrão não herda o Reino de Deus.

A Bíblia Diz Congregai o Povo que fez comigo uma aliança.

Pr. Silvio Alberto Simões disse...

Congregação é grupo de pessoas reunidas para determinado propósito ou atividade. Tem a sua origem etimológica na palavragrega ekklesia, que significa literalmente “chamada para fora”, de ek, “para fora”, e klesis, “chamada”. O termo foi usado pelos primitivos gregos com respeito a um corpo de cidadãos reunidos para tratar de assuntos de Estado. Os equivalentes, em português, desta palavra são “assembléia” e “congregação”.

Algumas versões da Bíblia vertem ekklesia por “igreja”. A palavra hebraica, equivalente, é qahal, usada com referência à congregação de Israel.

A expressão “congregação” aplica-se, no seu sentido mais amplo, ao corpo inteiro de discípulos cristãos, sob Cristo qual Cabeça.

Unknown disse...

Amigo e irmão não o conheço pessoalmente mais sei que o esclarecimento de Deus te alcançou assim como a mim e tendo em vista que a palavra de Deus sempre tem o se aval final: Deus não habita em templos feitos por mãos. Os (pastores)de hoje fazem para si um local onde possam ter poder sobre os outros e assim usam a parte A de um versículo de Malaquias para assim fazerem o que bem entender com o dinheiro que se arrecada considerando mais importante as paredes do que chamam templo do que as vidas que entram por aquelas portas assim esquecem da parte B do versículo que diz para que haja mantimento.e enganam a muitos e a sí próprios.e causam grandes prejuízos ao verdadeiro evangelho que significa boas novas de salvação e fazem com que muitos se afastem pois nem todos são imaturos o bastante para acreditar em tudo que lhes é ensinado.antes fazem como os verdadeiros seguidores do filho de Deus conferem na palavra. mais é chegado a hora em que todas as verdades serão expostas e esses amantes de si mesmo cairão por terra com suas máscaras despedaçada!Paulo servo de Cristo disse em sua primeira carta aos coríntios cap 9 ver 1 ao 12 que quem trabalha tem direito de comer do fruto do seu trabalho mais ele também disse que abriu mão deste direito para que não houvesse impedimento algum ao evangelho.pois disse o messias daí de graça o que de graça recebeste,disse também ide de dois em dois não levai alforge nem duas túnicas e entrai nas casas e ali anunciai a salvação e onde ficar ali comeis.Jesus nunca disse cobre o dízimo, cobre oferta construa um templo! Pelo contrário disse que eles seriam açoitados nas sinagogas depois de entregues ao sinedrio.E hora de vivermos o Amor e nos revestirmos de Cristo e seguirmos seu exemplo aquele que quiser ser o maior no reino de Deus seja o menor entre os homens,vamos perdoar mais julgar menos e agir ao invés de só falarmos .Paz seja com todos!



Unknown disse...

Amigo e irmão não o conheço pessoalmente mais sei que o esclarecimento de Deus te alcançou assim como a mim e tendo em vista que a palavra de Deus sempre tem o se aval final: Deus não habita em templos feitos por mãos. Os (pastores)de hoje fazem para si um local onde possam ter poder sobre os outros e assim usam a parte A de um versículo de Malaquias para assim fazerem o que bem entender com o dinheiro que se arrecada considerando mais importante as paredes do que chamam templo do que as vidas que entram por aquelas portas assim esquecem da parte B do versículo que diz para que haja mantimento.e enganam a muitos e a sí próprios.e causam grandes prejuízos ao verdadeiro evangelho que significa boas novas de salvação e fazem com que muitos se afastem pois nem todos são imaturos o bastante para acreditar em tudo que lhes é ensinado.antes fazem como os verdadeiros seguidores do filho de Deus conferem na palavra. mais é chegado a hora em que todas as verdades serão expostas e esses amantes de si mesmo cairão por terra com suas máscaras despedaçada!Paulo servo de Cristo disse em sua primeira carta aos coríntios cap 9 ver 1 ao 12 que quem trabalha tem direito de comer do fruto do seu trabalho mais ele também disse que abriu mão deste direito para que não houvesse impedimento algum ao evangelho.pois disse o messias daí de graça o que de graça recebeste,disse também ide de dois em dois não levai alforge nem duas túnicas e entrai nas casas e ali anunciai a salvação e onde ficar ali comeis.Jesus nunca disse cobre o dízimo, cobre oferta construa um templo! Pelo contrário disse que eles seriam açoitados nas sinagogas depois de entregues ao sinedrio.E hora de vivermos o Amor e nos revestirmos de Cristo e seguirmos seu exemplo aquele que quiser ser o maior no reino de Deus seja o menor entre os homens,vamos perdoar mais julgar menos e agir ao invés de só falarmos .Paz seja com todos!



Anônimo disse...

Bom comentário.

Anônimo disse...

O problema não é o templo, mas sim, quando este se torna mais importante do que as pessoas. Até uns 60 anos atrás no protestantismo brasileiro o evangelho era levado a sério.
A preocupação de Deus é com vidas. Paredes ele não habita e sim pessoas. Tanto que no arrebatamento vai ficar tudo aí. Não vai ficar pedra sobre pedra que não seja derrubada pelo anticristo. Foi pelas pessoas que Jesus morreu, e não pelas paredes de uma instituição. Mas dar ênfase exagerada à importancia de um templo só atende aos interesses de seus líderes e fundadores, - muitos acomodados e gananciosos, por sinal, e não aos interesses da Igreja corpo de Cristo. O templo pode ser importante. Mas nunca o será mais do que pessoas. O templo pode ser UM DOS possíveis lugares para a manifestação da presença de Deus, e devido a isso considerado casa de DEus como o foi o antigo templo judaico. Mas ele não pode substituir pessoas, o verdadeiro patrimônio de Deus.