segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Profetas nos dias atuais

"Eles dizem aos videntes: 'Não tenham mais visões!' e aos profetas: 'Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões'...., e parem de confrontar-nos com o Santo o Santo de Israel!" Is 30.10,11. Encontro nesta passagem duas atitudes relevantes que foram marcas de uma geração, e que acredito, devemos cultivar de modo a perpetuá-las nos dias de hoje, pois creio que são inerentes à consciência profética que há no Evangelho. Quais são elas? A primeira, diz respeito à atitude de "revelar o que é certo", ou seja, naquele tempo, o profeta era aquele que recebia de Deus a revelação de sua vontade e com ousadia era conclamado a proclamar esta verdade. Em segundo lugar, percebo que o profeta assume a postura de "confrontar o povo com base na verdade", sendo um instrumento para mostrar a situação pecaminosa do povo, conduzindo-o ao arrependimento. Portanto, dito isso... Entendo que, independente do fato dos contextos histórico-social e cultural serem diferentes, tais características devem ser observadas e requeridas na função profética nos atuais dias, pois a natureza humana se mantém inalterável.Vejo que o exercício do papel profético na geração de hoje é tão fundamental quanto o foi nos tempos do Antigo Testamento. O fato que torna pertinente tal papel, é que como o povo de Israel, em todas as gerações e particularmente na atual, o homem decide por conta própria, optar por viver uma vida pecaminosa, perpetuado os mesmos atos desde aqueles dias. Tentam justificar o fato do homem pecar, como que uma tendencia natural para esse fim. Como que o homem supostamente possua esta natureza que os leva então a agir como o povo de Israel, que queriam ouvir palavras que lhes fossem agradáveis. Porém isso não é verdade. O homem se distancia de Deus porque assim o quer fazer, bem como todos as atitudes relacionadas ao pecado. Quanto à natureza humana, herdamos nossos traços fisicos, etnia, e tudo relacionado ao nosso corpo, portanto, o pecado não faz parte da nossa natureza, muito pelo contrário. Deus nos criou à Sua imagem e semelhança, e tudo o que viermos a realizar que não venha condizer com as características do Criador, se torna o contrário da nossa natureza.

Porém hoje, somos reflexo de "uma imposição moderna que nos leva a produzir aquilo que o povo deseja" (2Tm 4.3,4). A igreja hoje é uma igreja-teatro que produz palavras agradáveis, fruto de uma época denominada "a sociedade do espetáculo" (Jean Baudrillard). Neste contexto encontramos muitos "profetas da bênção", como aqueles do tempo do rei Acabe que proclamavam as palavras desejadas por ele. Mas, houve um "profeta verdadeiro" diante daquela situação, que foi Micaías, e este disse: "Juro pelo nome do Senhor que direi o que o Senhor me manda”r.Os tempos atuais nos desafiam. É preciso refletir a respeito da prática profética, e creio que a atitude de Micaías se faz necessária nos nossos dias, a situação pede e não devemos nos omitir, e muito menos nos calar. Todos somos convocados a proclamar o Evangelho de Cristo, "revelando a verdade de Deus que confronta o pecado e produz (verdadeira) mudança". Talvez, nos falte a atitude do profeta Jeremias. Para ele, as palavras de Deus estavam em primeiro plano e elas ardiam em seu coração. Eram como fogo em sua boca e o povo como lenha que o fogo consome. Diante das situações, Jeremias não suportava conter a palavra de Deus, ele tinha de falar! "Meu coração está partido dentro de mim; todos os meus ossos tremem. Sou como um bêbado, como um homem dominado pelo vinho, por causa do Senhor e de suas santas palavras". "Ah, minha angústia, minha angústia! Eu me contorço de dor. Ó paredes do meu coração! O meu coração dispara dentro de mim; não posso ficar calado [...]". Assim era Jeremias, um homem de carne e osso que aprendeu a ouvir a palavra de Deus e a não guardá-la para si, mas se entregava como portador da mesma para que Deus confrontasse o povo, os líderes e sacerdotes daquela época, mesmo sabendo que muitos não gostavam de ouvi-la. Que assim seja conosco!

3 comentários:

Anônimo disse...

Sou FlaviO Guedes. Dois anjos do Senhor revelaram-me muitas coisas tremendas, imensas. Desde então estudo a Bíblia Sagrada conforme me deram o endereço para fazê-lo. Sou De berço protestante. Deus me deu sabedoria e entendimento de muitos mistérios e segredos da Palavra. Deus me deu um dom de interpretar o que dizem as diferentes profecias da Bíblia. Escrevo profecias em meu pc. Não utilizo meu potencial porque nao tenho meios para isso. Sou um cordeiro no meio de lobos. Mas a promessa pra mim de Deus é grande. E vou realizá-la. Pelo poder para Honra e Glória de Nosso Senhor e único Salvador Jesus Cristo. Deus ilumine seu povo escolhido. O tempo está mais perto do que imaginamos.

Anônimo disse...

Sou Flavio Guedes. Dois anjos do Senhor revelaram-me muitas coisas tremendas, imensas. Desde então estudo a Bíblia Sagrada conforme me deram o endereço para fazê-lo. Sou De berço protestante. Deus me deu sabedoria e entendimento de muitos mistérios e segredos da Palavra. Deus me deu um dom de interpretar o que dizem as diferentes profecias da Bíblia. Escrevo profecias em meu pc. Não utilizo meu potencial porque nao tenho meios para isso. Sou um cordeiro no meio de lobos. Mas a promessa pra mim de Deus é grande. E vou realizá-la. Pelo poder para Honra e Glória de Nosso Senhor e único Salvador Jesus Cristo. Deus ilumine seu povo escolhido. O tempo está mais perto do que imaginamos.

Anônimo disse...

wikinews eurobond allruleml wyeth mappings manners tiwari configured dunedin incitement reservoirs
semelokertes marchimundui