segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Analisando letras das músicas dos grupos de louvor

Estarei postando em partes nos próximos dias observações das letras de musicas de grupos evangélicos de expressão atual, pra começar vou pelo grupo Toque no altar. A principio porque o nome do grupo já chamou muito a atenção. Acabei de pesquisar a quantidade de musicas do grupo, sendo 133 músicas. Dei uma olhada rápida nos títulos e estou sinceramente impressionado, a começar pelo esforço desses grupos em influenciar através da música sua liturgia religiosa, como é sabido a força que a música exerce na alma do ser humano, atingindo nossos sentimentos, relaxando, abrindo níveis de consciência, entre tantos outras influencias que a musica é capaz de exercer na psique humana. Essa capacidade é conhecida e explorada pela maioria das religiões, a exemplo os mantras hindus, que tem por principio a repetição de pequenas frases com o objetivo de serem recebidas e enraizadas do subconsciente do receptor, inclusive, técnica hoje muito utilizada por alguns grupos evangélicos, principalmente em reuniões (cultos) e por músicos populares que tem a consciência do potencial que a música exerce nas pessoas. Sobre a música temos uma infinidade de temas relevantes a serem citados, entre eles a música new age, o psy trance popular em festas de musica eletrônica em todo o mundo com suas vertentes, musica esta criada eletronicamente de maneira a produzir efeitos incríveis, tendo um exemplo bem atual o I-Doser, um site onde se pode através de sons em determinadas freqüências capaz de produzir efeitos idênticos ao de drogas.
Outro ponto importante no esforço desses grupos está em trazer rituais do sacerdócio levitico, se auto-denominando levitas (leia outro post dízimos e sacerdócios), trazendo para os nossos dias os costumes e liturgia do antigo judaísmo, expressões, até o chofar, um antigo berrante feito de chifre de carneiro utilizado para convocar o povo para reuniões, está sendo utilizado nas gravações, tido como instrumento sagrado. Hoje não existem instrumentos sagrados + sim santos que tocam instrumentos.
Acompanhe os próximos posts, abraço no amor de Cristo.

Um comentário:

Carlos Rizzon disse...

Brother muito bom o texto e sei que virá outros complementos, pois o assuntoé extenso. Escreví algo sobre o assunto no blog acoisaprincipal.blogspot.com e você pode obter mais informação sobre nós no site www.igrejaurbana.org
Abraços e fique na paz!

Pr. Carlos Rizzon